15:09

AIDS/SIDA


AIDS/SIDA (1981 - Dia atuais)
Já matou 25 milhões de pessoas mundialmente

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida levou à morte mais de 25 milhões desde que foi identificada em 1981, o que a tornou umas das mais destrutivas epidemias registradas na história. Apesar dos tratamentos antiretrovirais e cuidados em muitas regiões do planeta a AIDS reclamou, apenas em 2005, aproximadamente 3,1 milhões de vidas, dos quais 570 mil eram crianças. Algumas entidades afirmam que os números da AIDS atingiram recordes de contaminação de todos os tempos. Estima-se que 40,3 milhões de pessoas no mundo estejam convivendo com a doença e que 5 milhões tenham sido infectadas apenas em 2005. 

A epidemia não e homogênea com algumas regiões mais afetadas do que outras. Apesar das extenuante campanha global de prevenção o número de contaminações continua a crescer. A região do Sub-Saara africano continua sendo a mais afetada com 26,4 milhões de pessoas contaminadas, um milhão a mais do que em 2003. 64% de todos os contaminados no mundo vivem naquela região e 77% de todas as mulheres contaminadas. Em segundo lugar fica o sul e sudoeste da Ásia com 15% dos contaminados.

Os fatos-chave sobre a origem da AIDS ainda não estao bem claros, particularmente onde e quando a pandemia se iniciou, porém se imagina que tenha derivado de uma doença que afeta alguns primadas africanos.


Fontes:
http://tecnocientista.info/hype.asp?cod=6228

http://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_negra
http://oddee.com/item_90608.aspx
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/ciencia/gripe_espanhola.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1ria


Fonte Imagem:
http://tecnocientista.info/blog/wp-content/uploads/2007/11/aids.jpg

0 comentários:

Postar um comentário